Dicas Úteis
Ir para página inicial
Imigração
Documentos necessários para sua viagem

Chile, Peru , Colômbia, Bolívia, e Países do Mercosul

Para esses países é importante levar o RG estando em bom estado de conservação , emitido com menos de 10 anos e com a foto que possibilite o agente da imigração efetuar a conferência dos dados.

 

Importante informar que a carteira de habilitação e outros documentos válidos no Brasil não são aceitos para entradas nesses respectivos países.

No Peru , Colômbia, Venezuela e Bolívia é obrigatório apresentar o comprovante de vacinação contra febre amarela.

 

Estados Unidos e México

À partir de Maio ficou estabelecido que os passageiros que tiverem visto americano válido não precisam apresentar visto mexicano. Importante para os dois países além do passaporte e visto  levar um comprovante da reserva de hotel, passagem de volta e seguro viagem.

 

Países da União Européia

Para viagens com duração de até 03 meses não é necessário visto, apenas a apresentação do passaporte. É obrigatório adquirir um seguro saúde com cobertura  de EUR 30.000, comprovante de renda , EUR 60 em espécie por dia de estada e cartão de crédito internacional.  Importante levar o voucher do hotel ou carta convite assinada por quem irá hospedá-lo  no país. Bilhete aéreo de volta e algum documento que ateste seu vínculo no Brasil.

 

Caribe

Comprovante de vacinação contra febre amarela e o passaporte. Cuba, República  Dominicana, precisam de visto. Em relação a  Porto Rico , Ilhas Virgens americanas  e México   passageiros que possuam visto americano não precisam de visto.

Para Martinica, Guadalupe, St Maarten e St Barth,  o visto pode ser retirado na Embaixada da França.

Durante a imigração de todos os países acima, mesmo portando todos os documentos solicitados existe o risco de você ser barrado. O agente da imigração detém do poder rigoroso de entrada de turistas no país.
Dicas importantes na imigração

Vista -se discretamente e de forma condizente com o local a que esta visitando.

 

Desligue o deixe no vibracall o celular na fila da imigração e durante a entrevista.

 

Tente não fazer muito barulho enquanto aguarda na fila da imigração.

 

Em caso de emergência e se você não conseguir se comunicar, terá o direito de solicitar um intérprete.
Se for barrado peça para falar com o representante do Consulado do Brasil no país ou com o Núcleo de Assistência aos Brasileiros ( 61 3411 8803 e 34116456).

 

Enquanto estiver sobre a guarda da imigração estrangeira saiba que tem direito a se alimentar, beber água, ter acesso a banheiro e meios de comunicação.

 

Você não pode ficar detido no aeroporto por um período superior a 48 horas.

 

A imigração não tem o direito de ficar com os seus documentos após a liberação ou regresso ao Brasil.

 

Se for enviado de volta ao Brasil, além do dano , moral e físico, você tem que encarar o prejuízo financeiro.

 

Não é possível pedir reembolso a Cia Aérea ou a operadora que lhe vendeu o pacote porque é de responsabilidade do passageiro apresentar os documentos e garantias necessárias para entrar no país. Em alguns casos é possível cancelar as reservas de hotéis e passeios contratados e ter reembolso de uma parte do dinheiro.

 

Há menos que você seja deportado, seu passaporte não poderá ser marcado porque você não entrou no país. Ficará registrado no sistema da imigração os motivos para rejeição de sua entrada.

 

Quando for efetuar uma nova viagem para o mesmo destino , verifique junto a embaixada no Brasil que você tem como comprovar com documentos sua viagem à turismo.

 

Todo passaporte só é aceito se tiver no mínimo seis meses de validade à partir da data de embarque.

 

Para países que exigem a vacina contra febre amarela, tem que ser tomada pelo menos dez dias antes do embarque. Nas Américas do Sul e Central, o comprovante do posto de saúde é aceito. Ásia e África é obrigatório apresentar a carteira internacional de vacinação que pode ser feita no posto da Anvisa nos aeroportos internacionais.